(47)

Purgador

Gostou? compartilhe!

O purgador é uma válvula capaz de extrair a água de um sistema pneumático sem a intervenção de um operador. Tal função é de suma importância pois a presença de água no interior de um sistema pneumático representa perigo pois é capaz de acarretar vários problemas que podem ser evitados com o uso da válvula. Esse problemas podem ser:

  • Corrosão de componentes;
  • Travamento de cilindros e válvulas;
  • Queima de componentes eletrônicos

Para sanar estes problemas, em geral o purgador é instalado na parte mais baixa do sistema para que a água remanescente na instalação possa convergir mais facilmente.O funcionamento do purgador ocorre da seguinte forma: a água condensada do ar comprimido entra no corpo da válvula fazendo com que a bóia interior desça. Este movimento faz com que o obturador se abra onde a água é expelida. Uma vez que a água é extraída o ar volta a preencher a câmara e o flutuador, que possui uma densidade menor que a água, sobre e permite que o obturador feche.A utilização da válvula purgadora dispensa a necessidade de realizar o procedimento de forma manual, evitando assim o desgaste excessivo dos componentes e garantindo um rendimento eficiente dos coletores.Este componente pode ser utilizado em instalações onde existem grandes volumes de condensado.

A importância do purgador de alta qualidade

A Vergo Automação é uma distribuidora de equipamentos para automação pneumática. A empresa possui itens de fácil aplicação até itens com alta técnica e complexidade. Entre em contato e solicite um orçamento de purgador com um dos representantes da empresa.